quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Piada e reflexão

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS.
Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
“Eu sei”, respondeu o tolo assim: “Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.”

Extrapolando um pouco, qual é a relação entre consciência (ou ignorância) e felicidade?
Bom, Dostoievski disse que o homem ocidental viveria mais feliz com a metade da lucidez que conquistou. Ibsen também aponta: até onde é importante para a vida do homem que ele tenha clara consciência dos fatos que lhe concernem? Mas a questão fundamental fica não em saber se a tomada de consciência é importante ou não, mas se é mais importante do que ser feliz.

O pálido ponto azul

História de vida

Discurso de Steve Jobs (criador da Apple e Pixar) em uma formatura de Stanford. Vale assistir e pensar...
"Stay hungry stay foolish."

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Na contra mão do (eco)sistema

Segundo estudos técnicos encomendados pela Dersa, responsável pela obra de ampliação da Marginal Tietê, a lentidão (bem conhecida dos paulistanos) vai voltar a ocorrer em 2020 (sem contar que esse projeto já estourou o orçamento em alguns milhares de reais).
Um outro fator, que foi minimamente levado em consideração, foi o impacto ambiental causado pela ampliação. Veja só esta foto abaixo.













Não, esse não é o projeto da nova marginal, mas pode ser até 2020, sem dúvida alguma. Esse era o rio Cheonggyecheon, em Seul, Coréia do Sul. Contudo, porém, entretanto e todavia, este rio encontra-se assim:










Interessante como as coisas funcionam, primeiro se faz (sem consciência alguma e sem uso das experiências internacionais), pra depois desfazer, por que, para um pais emergente, que quer alçar o status de "primeiro mundo", um dia vamos ter que se preocupar de verdade com o meio ambiente.
Bom, por ironia, a prefeitura de São Paulo sancionou um projeto de lei que regulariza os helipontos da capital, deixando irregular 40% destes. Ok, regularização para o vôo dos helicópteros é necessária, mas regulamentar o horário de funcionamento e verificação do número de moradores e de presença de outros helipontos na redondeza, é desnecessário. Sem contar que, pra quem pode usar um helicóptero, vai afetar os negócios e , pior ainda, aumentar o número de carros na rua. Espero que estejam contando com isso, para, como na marginal, seja feita um ampliação da Av. Paulista, com túneis e elevados... São Paulo vai parar!

Alistamento

Comercial Taiwanes sobre o alistamento militar...


Comercial brasileiro sobre o alistamento militar...

Frase do dia

"O sucesso é uma consequência e não um objectivo."
Gustave Flaubert

Um prato de tigre pra três trigos tristes...

Ou melhor, um bife pra três gatos egoistas!

Moral: Enquanto os outros brigam, coma!

domingo, 25 de outubro de 2009

Política e religião

Política e religião deveriam ser assuntos tratados separadamente (mesmo sendo eles lados de uma mesma moeda, como disse Marx que “a religião é o ópio do povo”). Contudo, na semana passada, em uma entrevista ao jornal Folha, o presidente Lula afirmou:
"Quem vier para cá não montará governo fora da realidade política. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão".
Presidente, onde está a postura de "líder sindical" e "oposicionista" que tanto lhe deu fama e também o cargo de representante maior da nação? Chega de demagogia e de políticas populistas. Muito mais do que "pão e circo" (vide as Olimpíadas de 2016 e o Império Romano), o Brasil precisa de políticas assertivas e uma gestão firme.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pra rir e pra pensar...



Por Saramago

Em uma entrevista ao Globo, Saramago fala um pouco sobre seu ponto de vista sobre a internet, pois lançou um livro com artigos publicados em seu blog "O Caderno de Saramago". Em uma pergunta sobre o twitter ele afirma que, de degrau em degrau, estamos descendo até o grunhido, e que a louvada clareza das sínteses é, por vezes, enganosa, referindo-se aos limite de 140 caracteres. Poxa, não culpo ninguém, se por pressa ou desatenção, troque uma "cena" por "sena", ou um editor-chefe de um grande jornal sendo corrigido por uma ex-BBB... Ainda mais com seus "seguidores" sempre bem atentos à tudo que dizem e fazem. Extrapolando um pouco isso, onde pode parar o espaço democrático e livre, denotados à internet? Pois, a febre do momento é "seguir" alguém e se expressar pouco... Isso me lembra um pouco o livro 1984, de George Orwell.
Bom, já que citei Saramago, ele acaba de lançar um livro intitulado Caim, em que redime o personagem bíblico do assassinato do irmão Abel e credita a Deus a autoria intelectual do crime, ao depreciar o sacrifício que Caim Lhe havia oferecido. “Deus não é confiável. Que diabo de Deus é esse que, para enaltecer Abel, despreza Caim?”, comentou Saramago, em entrevista divulgada ontem pela agência espanhola de notícias EFE.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Merece?



E ai, merece um Nobel?

sábado, 17 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 - Rio

Em entrevista ao programa ‘Jay Leno Show’ da Rede norte americana NBC, a humorista e atriz Wanda Sykes satirizou a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, questionando se haverá prostituição e escolha de bundas mais bonitas como novas modalidades. Muitas pessoas ficaram revoltadas com essa piadinha... mas não considero nada de mais esse comentário, afinal ele pode ser considerado como um elogio ao Brasil, visto que, se ela tivesse dito algum fato da realidade nacional, como por exemplo a guerra civil que passa o Rio de Janeiro, teria sido bem pior. Teria sido pior por quê, hoje mesmo, a mídia mundial divulgou a notícia de um confronto entre polícia e traficantes que acabou com um helicóptero abatido... Não sei se foi levado em consideração que a cidade do Rio está cercada por favelas, que são dominadas pelo tráfico. Assim sendo, eu gostaria muito de saber quais serão as providências contra a violência que, de certo modo, domina a região. Eu levanto algumas possibilidades:
- A criação de uma política eficaz de combate à pobreza e violência, decorrente desta;
- Um acordo com o crime organizado para redução temporária da criminalidade;
- Uma maquiagem geral dos problemas, deixando um ambiente "aceitável" à realização dos jogos;
- E outras.
Deixo para cada um a escolha da opção mais adequada... mas espero sinceramente que , o que deva ser feito, seja feito.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Transporte público

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a lentidão média nos dias úteis de setembro foi de 71,3 Km, 6,3 km a mais do que no ano passado, segundo O Estado de São Paulo. Aí eu me pergunto: QUal foi a intenção da prefeitura?
Bom, a nova regra tem basicamente os seguintes objetivos: (http://www.cetsp.com.br/internew/zmrf/index.asp)

• Regulamentar a atividade para a melhoria na prestação de serviços ao usuário e possibilidade de fiscalização dos veículos irregulares e clandestinos
• Integração com o sistema público de transportes de média e alta capacidade
• Melhoria na fluidez do trânsito para beneficiar o transporte público

A única coisa realmente feita foi a regulamentação, por que do resto:
- Melhoria na prestação de serviço: nem imagino onde;
- Possibilidade (!?) de fiscalização: essa foi boa;
- Integração com o sistema público de transportes de média e alta capacidade (?): Ok, integração houve, sem dúvida, uma estimativa de 40 mil pessoas migraram para o tranporte público, que já estava sobrecarregado. Surgiu então outro problema, e qual a solução? Entrada controlada da multidão na estação da Sé, ou melhor, contenção ao invéz de expansão;
- Melhoria na fluidez do trânsito para beneficiar o transporte público: Essa foi a melhor! O trânsito piorou! Mas isso é lógico, se não se tem mais como ir trabalhar de fretado, quem tem carro, vai de carro horas-bolas!

Parabéns prefeitura!! Ótimo trabalho!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Thefuntheory

Uma ótima iniciativa da VW.

Conheça mais em: http://www.rolighetsteorin.se/en/



Jorge Drexler

Jorge Drexler é um cantor e compositor uruguaio, que ficou mundialmente conhecido pela sua canção "Al otro lado del rio", a primeira música em espanhol a vencer o Oscar de melhor canção. Canção esta que esta na trilha sonora de Diário de Motocicleta. Todavia, contudo, porém e entretanto, não foi ele quem apresentou a música na cerimônia de premiação, e sim Santana e Antônio Banderas... sem palavras.... Mas mesmo assim ele mereceu (se fosse pela performacne de Banderas, seria outra história).
Para saber mais: http://www.jorgedrexler.com/
"É bom que o carnaval de Salvador existe que assim a gente ter certeza que no inferno toca axé"
Dani Calabresa

Sarcasm

Nada o que fazer...

Anticrist

Pelo poster parece ser um bom filme... bom, só parece! Quando comecei a assistir senti algo como: Putz, esse filme parece que leva nada à lugar nenhum! E foi o que descobri. Pelas palavras de Jeff Wells: “Antichrist é um filme embaraçoso para a carreira de Willem Dafoe and Charlotte Gainsbourg, e um possivel erro na carreira de Von Trier que pode ter consequências na sua carreira.”…”É um desastre, o filme mais absurdo, desastroso e amador que vi na vida.”

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Exercício de empatia

A professora americana Jane Elliot inventou uma polêmica experiência, cujo objetivo é fazer com que os brancos sintam, na própria pele, o sofrimento provocado pelo preconceito racial. Um método muito interessante que gerou um documentário e ganhou o Emmy de 1968.

Conheça mais em: http://www.janeelliott.com/


Política e impunidade

Um vídeo antigo mas atual, infelizmente...

Vida em Sampa

Em conversa com um paulistano amigo meu, sobre a vida em São Paulo e no interior (claro que não chegamos em um acordo), defini minha opinião sobre a capital:

São Paulo é a terra das oportunidades, só!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Coldplay no Brasil, Viva!



Confirmado! Coldplay, com a turnê Viva La Vida, vem ao Brasil, com shows marcados para dia 28/02/10 no Rio de Janeiro e dia 02/03/10 em Sampa.


Confira em:
http://www.coldplay.com/live.php
Bom, eu vou tentar ir... mas depois da tentativa frustrante de ir no AC/DC, que explico outro dia, não vou manter expectativas...

Moscando...

Fly Chelangelo, um artista que faz arte com moscas... Bem criativo, hehe.



Bom, só pra começar... lembre-se:

"Ser contra um movimento é ainda fazer parte dele "
Pablo Picasso